Creche de Cotia tem curso de primeiros socorros

“Lidamos com vida, vida de crianças, então é fundamental termos noções básicas de socorro em situação de emergência”. Foi assim que a professora da Creche Municipal Maria Tereza Pastana, no bairro Jardim Cláudio, definiu a importância de sua participação, e de outros colegas de trabalho, na palestra sobre primeiros-socorros ministrada pelo Bombeiro Educador, Marcelo Soler, do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri.

A palestra aconteceu no início da semana e contou com a participação de cerca de 50 funcionários divididos em dois períodos.

Professores, cuidadores, merendeiras, auxiliares de limpeza, diretora, coordenadora estiveram entre as pessoas que participaram da capacitação.

Com duração de mais de duas horas, a palestra trouxe informações sobre como proceder em caso de queda, engasgamento, desmaio, convulsão, entre outros.

“No início deste ano, tivemos um caso de uma criança que convulsionou enquanto dormia. Como alguns dos funcionários fizeram o treinamento no ano passado, soubemos identificar e proceder de forma correta até o socorro chegar”, disse Kátia Leandra Boscolo da Silva, diretora da creche.

Durante a palestra, Soler explicou sobre análise primária, que em primeiros socorros consiste em verificar se a vítima respira, se tem pulsação, colocar em posição de conforto, entre outros, até que o socorro seja feito por um profissional, além de Manobra de Heimlich e imobilização. “Treinamento é fundamental para situação real. É imprescindível estar tranquilo na hora de socorrer, pois quem socorre precisa parar e pensar no que tem que ser feito”, explicou Soler.

De acordo com o Secretário de Educação, André Vasques, em 2015, a prefeitura promoveu o treinamento em primeiros socorros para coordenadores dos centros educacionais.

“Na ocasião, a instituição dos Bombeiros disponibilizou aos gestores o contato para agendamento de novas palestras e formações. A Secretaria de Educação promove palestras e formações, mas os gestores possuem autonomia para promoção de palestras”, disse André.

Ele destacou que nas formações todos aprendem a identificar riscos, ações de prevenção e intervenção. “Medidas muito eficazes para garantir a segurança dos alunos no ambiente escolar”, completou.

Foto: Vagner Santos/Secom-Cotia
Artigo anteriorMedo de máquina
Próximo artigoInscrições para MedioTec EAD terminam em 10 dias