Edição 226: outubro de 2018

Chega às suas mãos mais uma edição do Circuito Comercial. Já são 16 anos editando este guia de mapas completo, que nasceu com o intuito de mostrar aos moradores os serviços da região e aquecer o comércio local. Como sempre gostamos de inovar, entre a equipe já discutíamos qual seria o traço das ilustrações deste tradicional Guia de Mapas ilustrado.
Mas foi em um almoço que a ideia surgiu: cordel, uma das formas de expressão mais importantes do Brasil. Ideia posta, desafio aceito. Estudamos mais sobre esta arte e descobrimos que ela foi inserida na cultura brasileira ao fim do século 19, resultado da conexão entre as tradições orais e escritas presentes na formação social brasileira, carregando vínculos com as culturas africana, indígena, europeia e árabe. Buscamos referências e meu pai passou os dias ilustrando capa e mapas, enquanto nossa equipe
trabalhava no conteúdo.
Até que no meio do processo veio a notícia: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) havia reconhecido a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Não poderíamos ter escolhido o melhor momento, não? O resultado pode ser conferido nas próximas páginas.
No conteúdo editorial, seguimos trazendo notícias que enfatizam a sustentabilidade e a solidariedade. Ações que, à sua maneira, vêm contribuindo para um mundo melhor. Aproveitando o Dia Mundial sem Carro, propusemos a algumas pessoas o desafio de deixar seu automóvel na garagem. Conversamos com o granjeiro Ramatis Russo sobre vinho orgânico e visitamos uma família de refugiados da Venezuela que está em Cotia.
Boa leitura!

 

 

 

Artigo anteriorProtesto de perueiros trava a Raposo Tavares
Próximo artigoVargem Grande recebe o Circuito Sescoop/SP de Cultura