Em Carapicuíba, lei garante a realização de sessões de cinema adaptadas a autistas

O Prefeito Marcos Neves (PSDB) sancionou a Lei Municipal 3874/2022, de autoria do Vereador Professor Ladenilson (MDB), que “Dispõe sobre a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas famílias, no âmbito do Município de Carapicuíba e dá outras providências”.

A Lei prevê que todas as salas de cinema de Carapicuíba, no mínimo uma vez ao mês, realizem sessões destinadas a crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista – TEA, e que não poderá ser exibida publicidade comercial, as luzes deverão estar levemente acesas e o volume do som será reduzido. O Projeto também prevê a livre circulação no interior da sala, entrada e saída durante a exibição do filme e a identificação das salas com a fixação do símbolo mundial do espectro autista nas entradas.

Segundo o Parlamentar, “esta iniciativa, também conhecida como Sessão Azul, já é realidade em Cidades paulistas como São Carlos, Paulínia, Guarulhos e Araçatuba, e tem como objetivo a inclusão das pessoas Portadoras do Espectro Autista, que muitas vezes se veem impossibilitadas de frequentar as salas de cinema convencionais”. Segundo dados recentes, cerca de 1% da população mundial é portadora deste Transtorno, trazendo para a realidade municipal, equivale a algo em torno de cinco mil carapicuibanos.

A nova legislação entrará em vigor na Cidade de Carapicuíba no dia 21 de dezembro, devido ao prazo concedido para que os estabelecimentos se preparem e ofereçam tais sessões adequadamente.

Artigo anteriorComediante carapicuibano lança especial de comédia
Próximo artigoFilme de Lawrence Wahba vence o Prêmio Mérito de Sustentabilidade