A exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música vai além da simples biografia do renomado maestro, considerado um dos maiores pianistas do mundo no século 20; é uma imersão sobre a música em sua trajetória.
Ver essa foto no Instagram
Na primeira fase em que foi dividida a mostra, chamada de o Pianista, o público vai percorrer corredores musicais e pictóricos, numa viagem pelos anos de 1940 a 2003, descobrindo fatos e curiosidades de sua vida. Já na segunda parte, o Maestro, o foco é a determinação de um homem que passou por 24 cirurgias e, ainda assim, optou pela vida e pela música.
Com uma quantidade extraordinária de material reunido pela curadoria de Jorge Takla – entre fotos e vídeos, além de inúmeras críticas, artigos e documentários produzidos sobre o artista -, a exposição ainda traz a música em todos os ambientes dos quase mil metros quadrados de espaço expositivo da Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp e celebra os 80 anos de vida e arte do artista através de um evento imersivo, lúdico, teatral e interativo – oferecendo uma experiência holográfica inédita com o maestro.
Ver essa foto no Instagram
João Carlos Martins: 80 Anos de Música
Curadoria e direção artística de Jorge Takla
Período: de 16 de junho a 26 de setembro de 2021
Horários: quarta a domingo, das 13h às 20h
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313
Entrada gratuita. Agendamento de visitas pelo sistema
Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
Maestro João Carlos Martins foi nossa capa em fevereiro de 2021 e deu um exemplo de superação e cidadania. Nesta entrevista à Circuito, o músico declarou amor eterno à região da Granja Viana, onde promovia concertos e partidas de futebol inclusivas em sua casa, já na década de 1970, quando a desigualdade social ainda não estava em pauta, e diz que só não volta para o local por causa de suas atividades intensas em São Paulo. E ensina como cuidar do espírito pensando o país, e a cuidar do corpo com teimosia.