O vereador Sergio Folha (foto), de Cotia, anunciou durante a sessão da Câmara Municipal, na semana passada, que as obras para readequação do viário da Raposo Tavares, na região da Granja Viana e arredores, está em licitação.

Ele liderou um grupo que elaborou os projetos e os aprovou nos órgãos estaduais competentes e, inclusive, pediu agendamento de audiência ao Presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado (PL) e ao Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para dar mais celeridade no andamento das obras.

Quando Secretário de Habitação de Cotia, o Grupo de Trabalho elaborou projetos executivos e funcionais para as modificações no viário da Raposo. Os projetos foram aprovados em todas as instâncias estaduais, dando origem ao processo administrativo DER/916330/2021, que gerou o processo de licitação DER Concorrência 298/2022.

Folha explicou que as obras programadas para Cotia têm que sair rapidamente, porque é toda uma região que está sendo afetada pelo trânsito intenso e falta de opções para os motoristas: “os prejuízos pessoais e financeiros são terríveis, porque tira a qualidade de vida dos usuários, que passam horas dentro dos veículos, transitando a 10, 20 quilômetros por hora, quando não totalmente parados sob sol ou chuva. Com isso, trabalhadores e estudantes chegam atrasados aos serviços, faculdades, colégios e consultas médicas na região”.

“Hoje, ir para São Paulo pela Raposo Tavares é uma aventura. Sabe-se a hora da saída, mas não se têm ideia do horário de chegada e do retorno. Estamos a 37 quilômetros da Praça da Sé, e é um absurdo que ir até São Paulo, mesmo nos bairros da região oeste, faça o cidadão perder boa parte do dia, quando não o dia todo. “Os prejuízos das empresas também são altos, com caminhões parados por horas ou andando a 10 km por hora. O consumo de combustível, a poluição gerada e perdas financeiras são uma realidade a enfrentar”, completa.

CONCORRÊNCIA ESTÁ ANDANDO

De acordo com Sergio Folha, “ultimamente, ouvimos bastante falar que as obras do viário da Raposo estavam travadas, a mando do governador do Estado ou por dificuldades financeiras. Mas fizemos pesquisas junto ao D.E.R. e constatamos que a licitação está em pleno andamento, com propostas de quatro empresas de grande porte já classificadas. A primeira colocada é a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. que apresentou o valor de R$ 90.574.896,57. E conforme publicação no Diário Oficial, a abertura do envelope de Documentação está marcada para o dia 13 de abril às 10 horas, no auditório da Avenida do Estado, 777, 5º. Andar.”

”Vamos acompanhar passo a passo. O importante é que a licitação está sendo realizada e o povo pode ter esperança de um desfecho rápido para resolver o problema viário da região”, finalizou o vereador.

Artigo anteriorOrigem do ovo de Páscoa
Próximo artigoEros Prado e o (poderoso) humor como profissão