Como acontece a cada ano, o término da época das chuvas deixou a Rua Vale do Sol,no Jd Caiapiá, livre da lama, mas cheia de buracos. Ao final do mês de maio, a empresa DGL fez a regularização do leito com motoniveladora para tapar os buracos e valas, bem como o revestimento com mistura de pedra e finos espalhada com pá carregadeira. Uma iniciativa louvável que tornou a rua novamente transitável, mas com graves efeitos colaterais.
Com melhor trafegabilidade na rua, e por estarmos na estiagem de inverno, a passagem de veículos com muito maior velocidade deixa aos moradores lindeiros, além do barulho, uma interminável nuvem de poeira que, além de sujar tudo, trouxe o agravamento dos transtornos respiratórios para as pessoas com maior fragilidade, como crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias.
A solução, que é por todos sabida, depende da conclusão do asfaltamento da Vale do Sol por quem de direito, se é por conta da PM de Cotia e/ou a DGL dentro do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), para o contribuinte não faz diferença, desde que seja executado com brevidade, diante da gravidade da situação.
Claudio Schurgelies, Engenheiro Civil especializado em Transportes
Nota da Redação
A carta foi enviada para a Prefeitura e, até o fechamento desta edição, não havia se pronunciado.