O isolamento social mudou bastante a maneira como as pessoas realizavam suas atividades profissionais ou educacionais nos últimos meses. Se você está lembrando da frequência que fazia atividades físicas na antiga rotina e isso se tornou mais difícil dentro de casa, saiba que esse não é o único cuidado que devemos manter. Isso porque levar o trabalho para casa, para muitas pessoas, aumentou o tempo que ficam sentadas em cadeiras em frente ao computador, deitadas na cama ou no sofá. E em decorrência disso tudo, dores nas costas, mudanças no sono e indisposição se tornaram mais frequentes no dia a dia da população.
A quiropraxia é a área da saúde responsável pelo sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos desse conjunto no bom funcionamento do corpo. Apesar deste âmbito explorar técnicas manuais, as quais são realizadas sem necessidade de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, a quiropraxia conta com especialistas habilidosos e tecnologia de ponta para os melhores efeitos destes tratamentos. Roberto Bleier Filho é quiropraxista na Provital, graduado desde 2005 e atual presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia e explica: “o tratamento consiste em determinar onde está a desordem na coluna vertebral ou qualquer outra articulação do corpo e através de ajustes, na sua maioria manuais, corrigir este mal funcionamento, restabelecendo desta forma o funcionamento ideal da estrutura em questão. Popularmente falando, a quiropraxia trata de dores nas costas, dor de cabeça, hérnia de disco, problemas com o nervo cístico entre outras desordens”.
E no que diz respeito a saúde da coluna e bem-estar geral, a Provital Quiropraxia oferece tratamento apropriado para cada condição diagnosticada. A clínica já era referência aqui na Granja Viana desde 2010, mas agora está trazendo novidades com a inauguração em um novo endereço. Tratamentos voltados à quiropraxia já fizeram a diferença na saúde física de milhares de pessoas que buscaram os exercícios e orientações voltadas para a postura nos últimos anos. E contar com uma clínica de credibilidade e confiança aqui na região pode beneficiar ainda mais o bem estar dos moradores.

A revista Circuito fez questão de conhecer o novo espaço e acompanhar como está sendo o cuidado dos pacientes diante da reabertura do comércio local após a quarentena e os riscos que ainda existem. O local é bem arejado e higienizado com frequência. Todas as medidas de segurança contra o vírus estão sendo cuidadosamente seguidas pelos funcionários, há álcool gel à disposição em diferentes pontos da clínica e está bem controlada para não haver aglomerações. O ambiente é bem acolhedor e confortável também. Pode-se circular e conhecer os produtos oferecidos pela clínica que, ao mesmo tempo que parecem ser itens comuns voltados para nosso conforto, são projetados para atuar na saúde e ajuste da coluna e corpo.

A Provital conta ainda, com sua própria linha de produtos, a GoodSpine. Todos os itens foram desenvolvidos por especialistas do sistema neuro-músculo-esquelético, como o travesseiro anatômico da marca, que possui quatro alturas diferentes e a própria clínica indica qual o ideal para cada pessoa.
Roberto explica que criou a marca GoodSpine, porque seus pacientes costumavam pedir orientações sobre qual é o melhor colchão e travesseiro para a coluna. Então, com a vontade de oferecer o que havia de melhor no mercado, foi atrás de estudos e pesquisas de materiais e acabou desenvolvendo seus próprios produtos. “Passei um ano desenvolvendo o colchão e o travesseiro. O colchão e o travesseiro são os artigos de saúde que mais usamos na vida – passamos um terço do nosso dia sobre o nosso colchão e travesseiro, sendo assim, estes são os artigos de saúde mais importantes das nossas vidas. Não tem como ter um colchão ruim, um travesseiro ruim e ter uma ótima saúde. Estes artigos influenciam diretamente a qualidade do seu sono, a saúde da sua coluna vertebral, a sua qualidade de vida e consequentemente a sua vida diária, desde disposição, produtividade, felicidade e mais um milhão de fatores”, conta o quiropraxista.

Principais problemas tratados pela quiropraxia
– Dores na coluna lombar;
– Dores no pescoço;
– Hérnia de Disco que causam dores ciáticas;
– Dores da cabeça que sejam derivadas de desordem na coluna;
– Dores e tensão muscular;
– Problemas nas articulações e restrições nas movimentações, etc.

Dicas de postura no homeoffice
Muitos profissionais continuam trabalhando de casa, optando por essa prática por cautela ou mesmo custo beneficio, quando é possível. Nesse caso, preparamos algumas dicas para manter a saúde da coluna no homeoffice:
– Fazer atividades físicas regularmente: Há muitas maneiras de realizar exercícios mesmo em um espaço pequeno, explorar essa alternativa é o mais importante para manter a sua saúde física durante o homeoffice.
– Faça pausas para se alongar: Quando for necessário ficar muito tempo na frente do computador, não esqueça de fazer pausas e se alongar. Parece simples, mas esse exercício pode fazer a diferença até em manter a disposição.
– Procure uma posição confortável para dormir: Evite travesseiros muito altos.
-É importante se policiar para não ficar com postura inadequada: Evitar sentar-se curvado por exemplo.
– Evitar sentar em cima dos pés, ou com as pernas cruzadas: O ideal é sentar com os dois pés no chão. É interessante ajustar uma altura do assento para que você fique confortável.
– Mesmo dentro de casa, evite pegar peso em excesso: O mais comum é querer levar as compras de uma só vez para poupar viagens do carro à cozinha, o que é prejudicial à coluna.
Mas de acordo com o Quiropraxista, a dica mais importante para quem quer manter a saúde da coluna é realmente praticar atividade física. “É importante que a pessoa se mantenha ativa, podendo exercer uma caminhada na rua, ou exercícios em casa. Muito tempo sem realizar atividade física, pode gerar diversas complicações para a coluna vertebral. Eu tenho um canal no youtube, que tem vídeos dando dicas de que atividades físicas fazer, e de como evitar problemas com a coluna no dia a dia”, indica.

Serviço
Av. São Camilo, 989 – Centro Comercial GranVille Tower – Sala 15
Telefone: (11) 3406-5399 / (11) 9 8056-5535
Site: www.provital-quiropraxia.com.br

 

Por Eric Ribeiro