O mielograma é um exame que identifica, analisa e quantifica as células que compõem o sangue no local de sua produção e detecta possíveis doenças que estejam interferindo nesse processo. O diagnóstico é feito a partir de uma amostra da medula óssea, cujas células dão origem aos leucócitos, hemácias e plaquetas. Na Transduson Medicina Diagnóstica Avançada, o exame é realizado por médicos especialistas, que realizam a punção da amostra com anestesia local, na pele.

No campo da oncologia, o mielograma pode confirmar o diagnóstico de leucemia, que é uma doença maligna que atinge os glóbulos brancos. Além disso, o exame pode diagnosticar linfoma, um tipo de câncer que se origina no sistema linfático. De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer, a leucemia e o linfoma hoje acometem 11 mil e 2,5 mil brasileiros por ano, respectivamente.

Com relação a outras doenças, o mielograma pode examinar a anemia, leucopenia e a plaquetopenia, a fim de contribuir com a identificação de doenças relacionadas com a redução da contagem das hemácias, leucócitos e plaquetas. O exame pode também detectar a ocorrência de mieloma, que é uma alteração de células do sistema imune que provoca disfunção na resposta imunológica, produzindo anticorpos defeituosos e sem atividade.

Outras indicações
O mielograma é também indicado em caso de suspeita de infiltração na medula óssea por substâncias como o ferro, no caso da hemocromatose, ou de infecções, como leishmaniose visceral. Também é recomendado para pesquisar causas de alteração na função ou formato de células do sangue e ainda para investigar febre de origem desconhecida e aumento inexplicado do baço (esplenomegalia).

Rápida e segura
A aspiração da amostra de medula óssea durante o exame de mielograma é feita de forma rápida e segura, a partir do interior de um determinado osso que pode ser o esterno (no tórax), a crista ilíaca (região da bacia), ou a tíbia (na perna).



Serviço

Transduson Medicina Diagnóstica Avançada
Unidade de Carapicuiba – Av. Corifeu de Azevedo Marques, 209

Unidade Alphaville – Alameda Araguaia, 943 – Portão 5
Agendamento: 2222-1130 / 4185-8595 / [email protected]

 

Artigo anteriorSaúde abre agendamento para vacinação contra Covid-19 para idosos 68+
Próximo artigo#circuito21anos: Há 20 anos, Chiara Lubich falava sobre paz em nossas páginas