São Roque tem a maior comunidade quilombola da região

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a cidade de São de Roque tem a maior comunidade quilombola da região de Sorocaba (SP).

O Quilombo do Carmo foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2007, após um processo que começou em 1999, e conta com mais de 500 moradores.

De acordo com as informações, são 532 pessoas que vivem no local. Levando em consideração que a cidade tem 79.484 habitantes, conforme o Censo 2022, o número de quilombolas no município corresponde a 0,67% da população.

Segundo a ONG Sociedade Movimento dos Focolari, que fica em Vargem Grande Paulista e realiza ações de caráter educacional, cultural e de assistência social, o local chegou a ter 220 famílias e aproximadamente 950 habitantes.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição no local estão oficinas, com foco na ampliação do universo informacional, educacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes quem estimulem o desenvolvimento de potencialidades. Há também encontros intergeracionais que possibilitam a convivência familiar e comunitária, além de rodas de conversas, que objetivam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, conforme a entidade, sendo um espaço de diálogo e interação, ampliando as percepções dos participantes sobre si e sobre o outro, bem como abordando direitos e deveres enquanto cidadãos.

Com informações do G1

Artigo anteriorCine Arte encerra segunda fase em Cotia com exibições nesta quinta
Próximo artigoMais de 800 pessoas participaram do Projeto Férias na Esportiva em Cotia