O rock é mais do que apenas música. Desde que surgiu, na década de 50, o gênero tem sido ferramenta de transformação, impelindo à ação e à colaboração. É essa a atitude que move a School of Rock, rede de ensino de música fundada nos Estados Unidos em 1998. O fundador Paul Green desenvolveu um método inovador, com ênfase na performance ao vivo. O sucesso fez a escola se tornar uma franquia, que hoje tem unidades em 15 países e atende mais de 50 mil alunos.

No Brasil, a rede chegou em 2013. Tem unidades em Recife (a primeira do Nordeste) e até em Rondônia. Na região, abriu as portas no último sábado. Isso mesmo: a Granja Viana acaba de receber uma unidade da School of Rock, famosa por apresentar talentos e gerenciar excelentes formações!

Entre amigos, familiares e futuros alunos que prestigiavam o evento de inauguração da unidade, o empresário Vinicius Feder conversou com nossa equipe e dialogou sobre como a School of Rock tem a proposta de ser especial. “É uma escola de música diferente. Os nossos programas são elaborados de modo a estimular a aprendizagem num ambiente saudável, onde alunos de todos os níveis se sintam confortáveis e incentivados. Procuramos elevar o conceito de escola de música a um novo patamar. Aqui os estudantes se tornam músicos de verdade”, explica.

Para ele, a escola é quase um clube de diversão musical. E a música, um grande instrumento catalizador. “A música pode influenciar de diversas maneiras e, principalmente, aqui vemos isso comprovadamente na prática. Há melhora na questão de autoestima e até em situações relacionadas ao déficit de atenção. Pode ser um grande instrumento de canalização de diversas questões pessoais, principalmente nas crianças. A música é, sobretudo, uma forma de se conectar com o outro, de se divertir e criar amigos”, resume.

Vinicius Feder, propietário da School of Rock Granja Viana

E o que faz o método tão diferenciado? É focado em prática e performance, o que ajuda a desenvolver, de acordo com Vinicius, outras competências, como socialização, desinibição e autoestima. A School of Rock oferece módulos divididos por faixa etária e de aprendizado, dos 3 anos à idade adulta, e que se desdobram em aulas individuais, em grupo e ensaios com banda, em que a turma se prepara para shows regulares.

“Aqui na School, todo aluno no final do semestre vai tocar, pelo menos, 3 músicas no show de temporada. Assim que ele se matricula, escolhe qual show vai participar e qual banda vai formar. Temos elencos de temas específicos, como, por exemplo, Beatles, anos 90 e clássicos do rock. Então, quem se matricula na escola, escolhe uma dessas três para, no final do ano, estar ali com seu elenco, digamos assim”, detalha.

Outro diferencial é partir do caminho inverso: das próprias músicas, ao invés da teoria. O chamado modelo song first. “A metodologia da escuta é voltada para as músicas e muito interdisciplinar. Não partimos da teoria, mas das músicas, modelo song first, e isso torna tudo mais fácil e divertido. Até mesmo para os mais velhos”, explica.

Além disso, o estudo não se resume apenas às horas-aula na escola. Tem um aplicativo que complementa o estudo. “É um app que você pode acessar via notebook, celular ou tablet, onde tem todos os métodos. Claro que nós temos os livros físicos também, mas o mais legal do uso do aplicativo é poder tocar junto com uma base musical e ensaiar uma música que estava tocando lá na escola. E também tem a opção de dividir a música em canais. Por exemplo, se eu quiser tirar o canal da guitarra original, posso tocar em cima dele. É um playback. Posso pegar a música também sem a base de guitarra para eu tocar a guitarra’, explica. “Mesmo os mais velhos, que acham que não tem condição, tendo dedicação e seguindo um método que não é só ouvindo as aulas, mas acessando em casa e se comunicando com o professor via app. Tudo é muito fácil até e acaba sendo muito natural o processo”, completa.

Vinicius fala com conhecimento de causa. Ele é músico e DJ. “Eu adoro demais o AC/DC. É uma pegada muito energizante da guitarra. Gosto também de baixo e não só do rock, mas músicas dos anos 80, Michael Jackson, soul, blues e de música brasileira em geral. Como o Hermeto Pascoal fala, música universal”, comenta.

E se pudesse definir a School of Rock em três músicas, quais seriam? “É um pouco clichê, mas School Days, do AC/DC. Outra que me remete muito a vibe é Rock’n’roll All Night, do KISS. E para puxar para nossa música brasileira, eu diria que Pais e Filhos da Legião Urbana, que é um clássico. Porque aqui é um ambiente que os pais e filhos frequentam, vem matricular o filho e acabam entrando também”, finaliza.

Serviço
School Of Rock Granja Viana
Av. São Camilo, 1421
WhatsApp: (11) 4239-2151

Artigo anteriorMovimento de organizações socioambientais será lançado
Próximo artigoTeatro Portátil chega em Cotia no dia 21 de Outubro, com apresentações gratuitas