Serviço de Telemedicina em Cotia já realizou quase cinco mil agendamentos

Estão sendo atendidos pacientes de especialidades médicas, da Policlínica Portão

Dados da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação de Cotia mostram que o serviço de Telemedicina, implantado em parceria com a Secretaria de Saúde, já realizou 4.859 agendamentos médicos com diversas especialidades, desde o mês de abril, quando o serviço foi lançado. A Administração Municipal lançou mão da Telemedicina como forma de desafogar a rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) e, como o atendimento é remoto, excluir o risco de exposição ao novo Coronavírus.

O serviço de Telemedicina é realizado em parceria com a empresa OM30 por meio de uma ferramenta tecnológica que garante a integridade, o sigilo e a segurança das informações. Além disso, atestados e receitas médicas, além de pedido de exames, são emitidos pelos profissionais de saúde durante o teleatendimento e a retirada pode ser feita posteriormente pelo paciente ou por algum representante, de maneira segura.

Estão sendo feitos atendimentos remotos com médicos especialistas da Policlínica do Portão e a equipe de Telemedicina conta com 17 médicos, 1 coordenação médica, 1 coordenação técnica, 1 auxiliar administrativo e 5 técnicos de suporte. Entre as especialidades médicas estão: reumatologista, alergista e imunologista, cardiologista, cirurgião vascular, dermatologista, endocrinologista e metabologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, além de clínico geral.

Os números apresentados pela Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação mostram que em abril foram 1.368 atendimentos e, em maio, 1.340. Já o mês de junho responderá por 2.151 pacientes agendados. “A Telemedicina, como outros atendimentos remotos, é um caminho sem volta. A situação da pandemia acelerou um pouco este processo no serviço municipal de saúde de Cotia e tem se mostrado muito bom”, disse Raphael Camargo, titular de Gestão Estratégica e Inovação. “Estão sendo feitos atendimentos com pacientes de retorno médico e estamos conseguindo dar fluidez à fila com a mesma qualidade do atendimento presencial”, completou.

O serviço de Telemedicina também contabiliza 2.197 SMS’s enviados para os pacientes, 10.205 emails e 5.848 Whatsapp. “Todo o atendimento é remoto, desde o agendamento, a confirmação da consulta e o atendimento propriamente”, completou Raphael Camargo.