Seguindo determinação do governo do estado e também dos governos municipais da região, a maioria dos pontos comerciais da região está fechada. Permanecem abertos serviços essenciais como farmácias, supermercados, clínicas médicas e veterinárias, laboratórios, postos de gasolina e bancos. A maioria das pessoas também já toma consciência de que devem ficar em casa para baixar a curva de contágio do coronavírus e procuram cada vez mais por serviços delivery e em domicílio.

O Supermercado Serrano, por exemplo, abriu seu e-commerce em junho do ano passado, mas nos últimos dias viu esse sistema de vendas disparar. “Tivemos um aumento de 140% nas vendas on-line”, conta Rafael Galvão Furtado, responsável pela área de TI. “A procura cresceu tanto que já está difícil dar conta. Tivemos até mesmo que reforçar a nossa logística e triplicar a equipe”, observa.

Empresários e comerciantes tiveram que se reinventar para diminuir os prejuízos nesta época de isolamento social. A Gran Viana tem um já conhecido delivery que entrega encomendas da padaria, mas ampliou a oferta. “Se o cliente pedir pelo Ifood, há uma quantidade menor de itens disponíveis, porém se o pedido for feito por telefone é possível solicitar entrega de qualquer produto”, explica Karim Sanchez, proprietária.

Localizada no Centro Comercial Fernando Nobre, na Estrada Fernando Nobre, a Padoca da Granja também implantou delivery para todos os seus produtos como pães, frios, lanches, doces, entre outros.

Parece que daqui para frente “se reinventar” será mais uma vez o desafio de muitos profissionais. O granjeiro Felipe Paltronieri trabalha com eventos e conta que seu segmento foi um dos primeiros a sofrer com essas medidas, porque com as pessoas evitando aglomerações, feiras, teatros e outros eventos foram os primeiros a serem orientados a suspender. Como alternativa, ele aposta no serviço delivery com o Marmitinha Kids. “Com o apoio de nutricionistas e educadores, e claro, em conjunto com a criançada, desenvolvemos um cardápio completo e equilibrado com sabores e cores surpreendentes, e como não podia deixar de ser: sem conservantes e com gostinho da casa da vovó”, explica.

Assim como eles, outros locais estão se adequando a esta nova realidade.


 

Como as feiras livres de Cotia foram canceladas em função da pandemia do Covid-19 e seguindo as orientações da Prefeitura de Cotia, a Ecofeira do Shopping Granja Vianna e do Parque Teresa Maia estão temporariamente suspensas, mas agora você pode comprar Delivery, diretamente dos produtores locais. Escolha o seu produto e faça o seu pedido direto com o produtor. A taxa de entrega e valor mínimo de compra é combinada diretamente com o produtor. O perímetro de entrega é Granja Viana, Cotia, Carapicuíba, Osasco, Vargem Grande Paulista e região oeste de São Paulo. Saiba mais, clicando aqui.

Remédios também chegarão até a sua porta. De acordo com Lucas Ferreira, responsável técnico pela Farmácia Silícea, o movimento na loja subiu bastante nos últimos dias. “Todo mundo procurando álcool gel, própolis, geleia real e outros itens para fortalecer a imunidade”, comentou. A farmácia Silícea faz entregas em toda a região, até em Vargem Grande Paulista e Alphaville, por R$ 5.

Dermovida Farmácia, Nova Drogaria da Granja e Tem+Farma também oferecem serviços de entrega em domicílio. E a Farmácia Harmonia adotou novos procedimentos preventivos em função da Pandemia de Coronavírus. Todos os funcionários estão usando máscaras para a sua proteção e deles também. Os apertos de mão na loja foram abolidos. Para pagamentos com cartão, coloque e retire o seu cartão da máquina que será higienizada com álcool 70% após o uso. A farmácia está atendendo duas pessoas por vez e mantendo distância segura entre todos dentro da loja. Você também pode fazer seus pedidos para a farmácia Harmonia por Whatsapp: (11) 99104-1349 e pedir entrega delivery. O motoboy foi instruído a se higienizar antes e depois de cada entrega.

Claro, os pets não poderiam ficar de fora dos serviços em domicílio. De acordo com a veterinária Lana Paula Galhardo, da Granjavet Health Care, neste período difícil pelo qual estamos passando, alguns procedimentos da clínica veterinária, que também atende em domicílio, foram modificados. O táxi dog, que está com preço promocional de R$ 5,00 para qualquer localidade da região, leva e traz seu pet para banho, tosa, consultas e vacina, sem que você precise sair de casa. Também há a opção da consulta e a vacinação ser realizada em domicílio, assim como a entrega de ração e outros produtos para os pets.

Rações Country Shop entrega, sem custo, ração e medicamentos veterinários em casa, além de produtos para piscina também. É só pedir pelo Whatsapp: (11) 98689-0169. Já o petmóvel Petkana faz tudo o que um PetShop em imóvel fixo faz, porém dentro de uma van adaptada. Banho, tosa e venda de produtos para o seu cão. Atende toda a nossa região, desde o Butantã. O preço cobrado pelos serviços depende do tamanho e pelagem do cão. O orçamento pode ser dado a partir de foto do animal. Segundo Vinicius Santos Teixeira, proprietário do Petmóvel, entre as vantagens do serviço a domicílio, além da comodidade e segurança de não precisar sair de casa, também tem o bem estar do animal que fica muito menos estressado por não ter de sair de casa em uma gaiola ou ficar horas dentro de um petshop aguardando a sua vez de entrar no banho. O Petkabana utiliza água própria para o banho dos cães, pois conseguiu colocar um reservatório de 500 litros na Van.

E se você quer comprar em um estabelecimento que não tem serviço Delivery ou entrega à domicílio, também pode optar por contratar um serviço de motofrete, ou seja, você contrata um prestador de serviço para retirar uma compra em algum lugar e entregar para você.

Há 10 anos com serviços de retirada e entrega de mercadorias na região, WA Express tem seu escritório instalado no Open Mall The Square e serve toda a região, além de realizar serviços também em outras regiões, inclusive viagens. Os valores dos serviços são estabelecidos de acordo com as áreas atendidas. De acordo com o proprietário Walter de Sá Andrade Neto, eles sempre fizeram delivery para muitos restaurantes da região, mas agora os consumidores estão lhes procurando muito mais para fazer compras de mercadorias em estabelecimentos comerciais da região e entregar na casa deles. “A gente compra e entrega o que a pessoa precisar em sua residência, desde um shampoo, até um pacote de salsichas e pão”, conta. Como muita gente também está trabalhando em home office, os serviços de transporte de documentos entre as empresas e a casa dos funcionários aumento muito também. “Já precisei aumentar um motoboy na minha equipe, hoje estamos com 7 motoboys”, conta. Quanto aos seus funcionários estão todos conscientizados sobre a importância de lavar bem as mãos sempre antes de sair para a entrega e antes de voltar.

Há 23 anos servindo os moradores da região, o Junior Express oferece serviços de entregas de documentos, serviços de courier, transporte de mercadorias ou mesmo uma simples retirada. Segundo a empresa, nos últimos dias, o serviço aumentou, pois muitas empresas mandaram seus funcionários para casa e assim precisaram dos seus serviços para leva e traz de documentos e materiais diversos. Além disso, muitos clientes novos os procuraram para retirada e entrega de compras que fizeram por telefone.

Por fim, como a higienização é fundamental na prevenção ao COVID-19, para manter  sua casa ou escritório limpos, higienizados e livres bactérias, a equipe Mary Help conta com uma equipe de profissionais treinados e qualificados para suas necessidades de serviços domésticos.

Com estas dicas, você vai ver que não vai ser tão difícil manter sua casa abastecida neste período de reclusão.

 

Por Mônica Krausz