Pesquisa do Sebrae-SP destaca que os pequenos negócios do Estado de São Paulo estão aproveitando o timing do Dia das Bruxas. De acordo com o levantamento, cerca de 12,6 mil pequenos negócios devem se beneficiar com o aumento das vendas para a data. Desse total, 7,4 mil são micro e pequenas empresas (58,7%) e 5,2 mil são Microempreendedores Individuais (41,3%).
Para aproveitar as oportunidades, os empreendedores investiram em ações para a comemoração do Halloween. Entre os itens em destaque estão a criação de promoções e kits (44%); preparação de divulgação temática do evento (41%); decoração temática do estabelecimento (38%); e aumento do estoque para as demandas específicas dessa data (37%).
Para 94% dos empreendedores, a data tem um impacto positivo para o seu negócio. Neste grupo, 82% apostam no aumento de suas vendas nesse período, seguidos pelos que acreditam que a empresa receberá novos clientes (46%), além das empresas lançaram novos produtos (20%).
A pesquisa revela ainda alguns resultados obtidos por empreendedores que resolveram investir na data no ano passado. Dos 83% que se prepararam em 2024, 55% tiveram como resultado o aumento do faturamento, seguido pelo aumento do número de clientes (52%), movimentação das redes sociais da empresa (47%) e aumento e atração de novos clientes (45%).
Perfil do Empreendedor
A pesquisa elaborada pelo Sebrae-SP destaca também o perfil do empreendedor que investe nas vendas de Halloween. A maioria são negócios liderados por mulheres (58%), na faixa etária de 30 a 39 anos (40%). O setor de serviços corresponde a 58% das empresas, seguido pelo comércio (38%) e indústria (4%). Dentre essas empresas, 62% possuem entre 1 e 6 anos de mercado.

Halloween: a origem do Dia das Bruxas
Celebrado em 31 de outubro, o Halloween — ou Dia das Bruxas — tem origem na expressão inglesa All Hallows’ Eve, que significa “Véspera de Todos os Santos”. A data mistura tradições cristãs e antigas celebrações celtas, como o festival Samhain, que marcava o fim da colheita. Hoje, é comemorada em toda parte, inclusive nas escolas e condomínios da nossa região, com fantasias, abóboras iluminadas e o tradicional “doces ou travessuras”, simbolizando diversão e lembrança dos que já partiram.













