Saiba como identificar um mentiroso

A ciência explica como reconhecer sinais de mentira

Se você é uma daquelas pessoas que caem facilmente nas mentiras dos outros, saiba que o seu problema pode ter solução! Ao Daily Mail, a autora do livro “Flagrando Mentirosos”, Pamela Meyer, e o professor de psicologia David Matsumoto deram dicas que podem ajudá-lo a identificar um mentiroso logo nos primeiros sinais.

Os especialistas afirmam que, antes de tudo, é recomendável saber como a pessoa costuma se comportar quando está falando a verdade. A partir daí, qualquer mudança pode ser um sinal de alerta. “A ideia é fazer perguntas abertas e prestar atenção em pistas, mudanças no comportamento verbal e não verbal”, diz Pamela.

Para te ajudar nessa tarefa, David sugere uma atenção especial à linguagem e à gramática da pessoa. De acordo com Pamela, mentirosos costumam falar de uma forma “distanciada”, como no episódio em que o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, mentiu sobre o seu relacionamento com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinski. “Eu não tive relações sexuais com aquela mulher”, ele disse, na época.

Outra dica para detectar mentirosos é ficar atento ao sorriso da pessoa. Para Pamela, um sorriso verdadeiro é visto nos olhos, enquanto um sorriso falso fica limitado aos lábios. Além disso, também é aconselhável tomar cuidado com aqueles sorrisos com um canto do lábio curvado. Em muitos casos, eles podem indicar que a pessoa está certa que vai se safar.

Paralelo a isso, embora alguns sinais clássicos de mentira – mudança no tom de voz, recusa em responder a uma pergunta…- possam ser úteis, a especialista alerta que algumas ideias difundidas pelo senso comum podem ser perigosas. Ela explica que nervosismo, por exemplo, não necessariamente é um sinal de mentira. “Existe um mito de que inquietação é um sinal de mentira. Algumas pessoas são naturalmente inquietas ou naturalmente tremem”.

 

Artigo anteriorAplicativo permite leitura mais rápida
Próximo artigoBarueri tem curso de pilotagem para motociclistas