Anatel libera sinal 5G em cidades da região

A partir desta quarta-feira (25), prestadoras de municípios, como Carapicuíba, Cotia e Vargem Grande Paulista, já podem fazer a solicitação da faixa de 3,5 GHz.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) antecipou a liberação de sinal 5G em 78 municípios do Brasil. Na lista, estão nove cidades da região: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Isso quer dizer que, a partir desta quarta-feira (25/01), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G nestes locais.

A liberação da faixa não significa, no entanto, que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Isso depende do planejamento individual de cada prestadora, alerta a Anatel.

De acordo com comunicado divulgado, “a decisão tomada pelo GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, começou o agendamento para instalação de kits receptores à população e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas”.

A promessa desta tecnologia é que ela traga mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduza o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torne as conexões mais estáveis.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorCarapicuíba abre concurso público para mais de 80 vagas
Próximo artigoParques da região tem atividades culturais e de lazer