Cidade ideal, por Cida Aires

Pré-candidata a prefeita de Cotia

Enfermeira, especialista em saúde pública e preceptora formada pela universidade federal do Maranhão, 53 anos, funcionária pública, mãe solo de 3 filhos, avó, moradora do Jd. Panorama.

Iniciou a militância no movimento estudantil no final dos anos 80 e, hoje, está pré-candidata a prefeita pelo PSol.

Desenvolvimento econômico
“Fazer pacto com as empresas na cidade para que as vagas de trabalho seja preferencialmente destinadas para moradores de Cotia assim o salário pago circulará na cidade favorecendo a economia local, criar políticas públicas de incentivo ao comércio local e aos pequenos e médios empreendedores, criar políticas públicas como diminuição da carga tributária municipal para atrair investidores”

Segurança pública
“É preciso investimento em inteligência e valorização da Guarda Municipal, com especial atenção à saúde mental da corporação. Aumento do efetivo e criação de bases comunitárias. Fortalecer a relação do policiamento comunitário com as comunidades, em detrimento do policiamento repressivo. Ampliar e fazer funcionar o CONSEG como fomentador de proposta para a segurança pública. Criar programa específico para combater e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica e ter a delegacia da mulher atendendo em horário ampliado. Ampliar os centros de referência de combate ao uso abusivo de drogas, a partir de programas específicos que prepara a guarda municipal para a prevenção, combate ao uso e ao tráfico de drogas, especialmente entre os jovens da periferia”

Educação
“É necessário haver diálogo com equipes pedagógicas e profissionais do setor para buscarmos juntos uma Educação pública de qualidade, visando o desenvolvimento dos alunos e dignidade para trabalhadoras/es. Valorização dos profissionais da educação e a primeira coisa a ser feita é devolver os direitos retirados dos professores em 2018 pela atual administração e garantir que 30% da receita municipal seja destinada à valorização desses profissionais e para a infraestrutura das escolas. Gestão democrática, com autonomia para as escolas elaborarem seus programas de ensino com base em suas realidades. Convocar uma Conferência Municipal de Educação que aponte para uma Educação inclusiva em Cotia, que fortaleça a Educação de adultos e aos portadores de necessidades especiais. Uso de materiais pedagógicos que valorize a história e a cultura africana, como forma de combater racismo na nossa cidade”

Saúde
“A população de Cotia cresceu muito e não houve um planejamento sério para isso, os aparelhos de saúde continuam os mesmos, alguns bairros dobraram sua população e o posto de saúde continua sendo o mesmo e com a mesma quantidade de funcionário, o resultado disso são pessoas meses na fila aguardando uma consulta médica ou um exame. Cotia precisa urgentemente de uma maternidade municipal para desafogar o Hospital Regional ao menos nessa parte e nossas mulheres merecem. Trazer o Ame para a cidade nos ajudaria a resolver em parte nosso problema de oferta de consulta com especialistas e realização de alguns exames, equipar e melhorar a infraestrutura de nossas UPAS também é preciso. Investir em recurso humano na saúde, pois não adianta aparelhar se não tiver quem opere esses equipamentos e valorizar esses profissionais que são essenciais”

Sustentabilidade
“Existe a necessidade de articular projetos ambientais ao planejamento escolar. Temos clareza que a urbanização caótica vinculada ao capital mobiliário e especulativo determina a ocupação. A partir daí, temos que buscar ações que informem a população sobre uso e ocupação do solo, mostrando que a fiscalização é necessária. É importante também que tenha coleta seletiva na cidade e ecopontos seja criado”

Mobilidade urbana
“A oferta de transporte precisa aumentar e em especial nos bairros periféricos, além disso, precisamos planejar e nos organizar para ter em Cotia a tarifa zero no transporte municipal, SP já está caminhando para isso, temos Vargem Grande Paulista aqui do lado que é exemplo que isso é possível, nós temos total condição de fazer isso com responsabilidade e planejamento. É necessário ter diálogo e debate sério e efetivo com o governo do Estado para que o transporte de massa saia do papel e seja realidade em Cotia”

Artigo anteriorCidade ideal, por Ângela Maria Maluf
Próximo artigoCidade ideal, por Larissa Canavez