Edição 292: Setembro de 2024

Saúde mental, vida plena

Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, a saúde mental de crianças e adolescentes se tornou uma preocupação central para pais e educadores. As escolas, enquanto ambientes sociais e educativos fundamentais, têm um papel crucial na promoção do bem-estar psicológico e emocional dos seus alunos.

Nesta edição, conversamos com o psicanalista Christian Dunker, que nos revelou dados, importância e carências em relação à saúde mental no Brasil.

A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022, enquanto as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período.

Tradicionalmente, convidamos as instituições de ensino para desenvolverem conosco essa importante pauta. Todas as escolas parceiras apresentaram ações que tem implantado com o objetivo de criar espaços seguros e acolhedores para as crianças e adolescentes.

A educação acompanha os desafios de uma nova era, que vai além da transmissão de conhecimento, abraçando a formação integral do ser humano. E a saúde mental deve ser uma prioridade nas agendas escolares, pois investir no bem-estar emocional das futuras gerações é, sem dúvida, investir em um futuro mais saudável e equilibrado.

Baixe aqui a edição em PDF

Artigo anteriorGoverno de São Paulo divulga novas diretrizes para enfrentamento da piora da qualidade do ar
Próximo artigoÂngela Maluf lidera nova pesquisa sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Cotia