Formar jovens críticos, capazes de refletir sobre a realidade e nela atuarem, valorizar a vida e a cultura como ferramentas do desenvolvimento individual e coletivo. Tudo isso é formação de valores e esse é o principal ponto de partida da recém-criada escola de educação infantil Jardins de Monet. “A busca em suas raízes: essência humana, família e meio ambiente são as nossas diretrizes para o desenvolvimento e aprendizado a partir de experiências pessoais e contato com a natureza”, explica o diretor Antonio Alexandre Brandi, fundador desta nova proposta.

Com modelo pedagógico cognitivo-interacionista em parceria com o método de ensino Mackenzie Educacional, a escola considera que, para aprender, é preciso perceber, compreender e refletir sobre os objetos do conhecimento estudados. “Para nós é importante que o conteúdo faça sentido e que, na interação com os objetos do conhecimento, o aluno perceba que tudo faz parte de uma mesma realidade”, comenta. O conteúdo programático inclui aulas de arte e música, mas acima de tudo privilegia a infância. “Nossa metodologia é resgatar a infância, que há muito parece esquecida pela nossa rotina frenética. Acreditamos que, na primeira infância, a criança precisa ser criança antes de qualquer outra coisa”, faz questão de ressaltar. E o local proporciona isso: são quase 3 mil metros quadrados com árvores nativas e frutíferas, um amplo espaço para descanso, leitura e brincadeiras lúdicas, além de um minibosque para piqueniques e aulas ao ar livre. A sede está adaptada em uma construção de mais de 500 metros quadrados, com amplas salas, todas com porta balcão, com muita luminosidade natural e tudo integrado à natureza.

“Nosso objetivo é o convívio em sociedade e o contato com a natureza, proporcionando a nossas crianças experiências únicas e que no futuro farão toda diferença em sua formação”, finaliza “tio” Antonio, como os aluninhos os chamam. Afinal, a primeira infância é essencial para progredirmos lentamente em nossa formação educacional, familiar, humana e saber se inserir numa sociedade que exige tanto de nós seres humanos. O que significa que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança na primeira infância, maiores serão as chances de ela alcançar seu pleno potencial no decorrer da vida. É nesse momento que a escola entra como agente capaz de oferecer condições que motivem esse desenvolvimento.

Objetivos da proposta pedagógica

  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças.
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais.
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação.

Jardins de Monet
Estrada Municipal Walter Steurer, nº 1275 – Chácara Pavoeiro
Telefone: 4551-2779
www.educamonet.com.br

 

Por Juliana Martins