Saúde: Cotia realiza palestra para idosos sobre prevenção de quedas

Mais de 50 idosos participaram da palestra de prevenção de quedas, na manhã da última terça-feira (25/6) promovida pela Prefeitura de Cotia, através da Secretaria da Saúde em comemoração ao mês de prevenção de quedas das pessoas idosas no Espaço Viver a Vida.

A apresentação foi ministrada por uma equipe do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Leste de São Paulo.

O grupo composto pela enfermeira Adriana, educadora física Daniele e três terapeutas ocupacionais abordaram situações cotidianas e maneiras de facilitar a circulação em espaços fechados e públicos – com atenção aos degraus, desníveis e obstáculos.

Orientação postural para movimentos diários, de forma a evitar quedas ou lesões e a valorização da prática da atividade física com ênfase na saúde.

A coordenadora da saúde do idoso em Cotia, Drª Elaine Davoli, afirma que a palestra tem como proposta, conscientizar os idosos e reforçar a necessidade de atenção aos sintomas e prevenção das quedas.

Também participaram 4 agentes comunitários que trabalham nas unidades básicas de saúde e a subsecretária de Desenvolvimento Social, Sônia Camargo.

Cada ano é abordado um tema diferente, além da prevenção de quedas. Em 2012, a Secretaria da Saúde trabalhou a visão dos idosos. Neste ano, a orientações foi com os cuidados com os pés.

A equipe do CRI juntamente com a coordenadora do Departamento de Idoso, Enezita Ramos Teixeira da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer e professores de educação física, realizaram um circuito dinâmico de atividades.

Os idosos foram divididos em três grupos: o primeiro grupo passou pela podóloga; o segundo grupo com uma enfermeira que promoveu diferentes sensibilidades com os pés e o terceiro grupo vivenciou diferentes texturas. Depois todos se revezaram.

Artigo anteriorCidadania: Pequeno Cotolengo realiza churrasco beneficente
Próximo artigoCrime: Dez homens assaltam loja em região central de Cotia