Secretaria de Saúde promove capacitação sobre atendimento a pacientes psiquiátricos

As palestras aconteceram em dois períodos, manhã e tarde, no auditório do Paço Municipal, com um público de cerca de 80 pessoas em cada turma

Seguindo com o projeto de construção de uma rede de atendimento eficiente e humanizado na área da saúde, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio da Coordenação de Urgência e Emergência, promoveu duas palestras sobre abordagem, acolhimento e atendimento de pacientes psiquiátricos para profissionais da saúde que trabalham na urgência e emergência, Centro de Atenção Psicossocial, Residência Terapêutica, Especialidades e Unidades Básicas de Saúde.

Os temas abordados na capacitação foram “Comunicação não violenta & mediação de conflitos”, ministrada por Cintia Moreira de Menezes, especialista em saúde mental e psiquiátrica da Unifesp 2017, instrutora de Mindfulness Unifesp 2018, facilitadora de mediação em saúde Unifesp 2019 e “Atendimento ao paciente psiquiátrico – foco na abordagem para contenção física”, comandada por Cintia Cristina da Silva Vasconcelos, enfermeira especialista em gestão e atendimento psiquiátrico.

“Quando um paciente psiquiátrico dá entrada em atendimento a abordagem exige um trato diferenciado por parte do profissional de saúde. Há situações que exigem muito preparo, calma e sensibilidade por parte de quem atende. Estas palestras acontecem para trazer, reforçar e destacar estas habilidades que precisam ser postas em prática”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

A supervisora de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Atalaia, Viviane Castro da Costa, participou da capacitação e ficou bem satisfeita com a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Acho muito importante (a capacitação). Importante porque nos relembra e traz novas informações sobre a importância se nos colocarmos no lugar do outro, a importância de ouvir e atender as necessidades de forma humana, mesmo em meio à correria que temos em um pronto atendimento, sem mencionar que a abordagem para este público é diferenciada e precisamos de conceitos próprios sobre como lidar com ele”, disse a enfermeira.

Ao final das capacitações, os participantes receberam certificado.

Artigo anteriorInscrições abertas para modalidades culturais e esportivas no Centro Cultural de Caucaia do Alto
Próximo artigoGinastas de Cotia se preparam para competição internacional no México