Hoje vai ter espetáculo no céu com a chuva de meteoros, também chamada de chuva de estrelas cadentes, a Delta Aquarídeos do Sul. Ela é causada por detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz.

Os meteoros poderão ser observados a partir das 21h desta terça-feira (28/07), mas o pico será a partir da 1 da madrugada do dia 29/07, já atravessando a madrugada de quarta-feira.

Para observar o fenômeno, que poderá ser visto de todo o Brasil, olhe para o leste. De preferência, procure um local com a menor luminosidade urbana possível, pois desta forma o céu fica mais escuro. Na região, um bom local para observar o fenômeno é o Pico da Lua (foto ao lado), localizado em São Roque. É só torcer para que o céu em sua cidade esteja limpo.

Mais espetáculo em 2020

O ano ainda terá outras três chuvas de meteoros. Em outubro será a vez do Orionidas, decorrente da passagem do cometa Halley, com ápice entre os dias 21 e 22, podendo chegar à média de 40 meteoros por hora.

Em novembro teremos os meteoros Leonidas, vindos da poeira do cometa Tempel-Tuttle, que acontece entre os dias 6 e 30, com pico entre 17 e 18. Eles ficam visíveis na direção da constelação de Leão.

Para fechar o ano, dezembro terá uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano, a Geminídeas. Seu pico máximo ocorre na noite do dia 13 e na madrugada do dia 14, podendo chegar a 120 meteoros por hora.

Por Juliana Martins Machado, com informações de Só Notícia Boa