O verão começou no último dia 21 de dezembro. Durante três meses, os dias serão mais longos e quentes. A mudança de hábito dos brasileiros nessa época do ano é visível: ruas movimentadas à noite, praias lotadas e pele bronzeada.
Para aproveitar ainda mais os dias de calor, a nutricionista do Hospital Universitário de Canoas, administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública, Franciela Godoi Viau, tem uma dica. “Procure consumir alimentos como acerola, cenoura, moranga, mamão, beterraba e manga, pois ajudam a manter a cor bronzeada da pele”.
E as frutas sempre são bem-vindas, porém, com moderação. “A salada, muito consumida nesta época do ano, precisa ter atenção, pois apesar de ser feita à base de frutas e ser fonte de nutrientes importantes para nosso organismo, possui vitaminas, fibras e antioxidantes que costumam conter uma quantidade maior de carboidratos. É comum ainda que as pessoas adicionem coberturas como leite condensado, creme de leite, sorvete e chocolate, agregando mais calorias à sobremesa”, adverte a nutricionista.
Sobre a ingestão de álcool, Franciela alerta. “O consumo de álcool aumenta muito no verão, pois as pessoas se reúnem para confraternizar ou se refrescar. É preciso beber moderadamente, pois o álcool em grandes quantidades pode acarretar no aumento de peso, já que algumas bebidas alcoólicas podem conter em 1g de álcool até sete calorias. E, ao contrário dos alimentos, o álcool fornece calorias vazias, sem nenhum acréscimo de nutrientes. Portanto seu consumo requer moderação.”
A nutricionista também deu dicas de alimentação na praia. “As pessoas costumam consumir alimentos de ambulantes, sem saber a procedência. Isso pode ser perigoso porque o alimento poderá estar contaminado, contendo substâncias tóxicas, microrganismos indesejáveis e parasitas, que podem trazer algum tipo de doença transmitida por alimentos, como intoxicação alimentar e até mesmo infecções.
O indicado para quem pretende ir à praia ou piscina é levar uma bolsa térmica ou caixa de isopor com bastante gelo para acondicionar alimentos preparados em casa. São boas opções: frutas, suco de frutas, água de coco, iogurte, sanduiche natural, biscoito e bolo integral, castanhas e frutas secas.
Dicas para um verão saudável:
• Consuma dois litros de água por dia;
• Evite alimentos gordurosos, frituras e doces em geral;
– Realize suas refeições de 3 em 3 horas;
• Use filtro solar;
• Evite o sol entre às 10h e às 16h;
• Mantenha-se alerta com as crianças. A indicação da água é na altura do joelho;
• Use chapéu e óculos de sol em períodos de exposição ao sol.