“O Intercâmbio foi um divisor de águas na minha vida”. Esse é o feedback mais comum dado pelos intercambistas após o retorno de suas viagens.

Essa experiência transformadora relatada por muitos acontece em uma velocidade muito rápida e reflete não apenas no processo de aprendizado do novo idioma, como também nas soft skills, as habilidades (adaptabilidade, comunicação eficaz, resiliência flexibilidade e empatia) que os estudantes internacionais desenvolvem durante a experiência.

Esse amadurecimento está entre os principais fatores pelos quais uma experiência de intercâmbio é tão valorizada pelos profissionais de recrutamento e seleção. Afinal, ao contrário das habilidades técnicas, as soft skills são desenvolvidas com o amadurecimento e experiência, e não podem ser simplesmente adquiridas por meio de um curso ou um livro.

Recebemos diversos feedbacks de nossos intercambistas considerando que conquistaram sua vaga no mercado de trabalho graças a experiência no exterior. “A mudança para um novo país te faz desenvolver de forma muito natural as softs skills e isso acontece de uma forma muito acelerada pois você está 100% fora da sua zona de conforto e lidando o tempo todo com situações diferentes”, explica Leopoldo Cabello, Diretor da Experimento Intercâmbio Cultural – Unidade Granja Viana.

Neste intensivão de emoções e experiências que é o intercâmbio é muito comum que os estudantes passem por situações inusitadas que demandem adaptação, flexibilidade e soluções criativas para reagir a novos cenários.
Para potencializar ainda mais o desenvolvimento dessas novas habilidades:

1. Não pare de aprender e se exponha aos desafios

Durante sua experiência internacional. Você estará aprendendo 100% do tempo, seja um novo idioma, uma nova habilidade técnica ou até mesmo sobre diferenças culturais com seus colegas de diferentes partes do mundo.

Uma vez imerso em uma nova cultura, se permita estar exposto ao novo sempre que você tiver a oportunidade. Essa é uma chance única de entrar em contato com novas ideias, perspectivas e potencializar a soft skills como criatividade e comunicação.

2. Tenha claro seus objetivos profissionais

Seus objetivos com o intercâmbio são parte essencial do planejamento, mesmo que seu programa não seja focado em desenvolvimento profissional. Acredite, você vai colher os frutos de qualquer maneira.

Por isso, lembre-se: quanto mais bem definidas forem as suas metas de carreira, mais fácil será direcionar a experiência internacional para conquistá-las.

O aprendizado no intercâmbio vai muito além de um novo idioma. É possível entrar em contato com outras abordagens para disciplinas tradicionais, esportes alternativos, cursos extracurriculares que te ajudarão a trabalhar flexibilidade e resiliência.

3. Invista em networking

Além de criar uma rede de contatos internacional, conhecer profissionais de outros lugares do mundo te proporcionará uma perspectiva nova sobre como o seu trabalho é executado em diferentes partes do mundo e ideias e soluções para o mercado. Esse tipo de experiência faz com que você desenvolva uma visão empática e madura sobre como os profissionais podem executar seus papéis de diversas maneiras. Além, é claro, de acelerar e muito a fluência do idioma.

Se você quer dar um upgrade na carreira e planejar um intercâmbio alinhado com as suas metas de crescimento profissional, entre em contato com a Experimento Intercâmbio Cultura.

Serviço
Intercâmbio Experimento Cultural
Rodovia Raposo Tavares, Km 22, Bloco A, Sala 3 – The Square Open Mall – Granja Viana
E-mail: [email protected]
Tel./ WhatsApp: 11 9 4026-1098 
www.experimento.com.br

Artigo anteriorSecretaria de Educação vai entregar o Kit Merenda no dia 21 de janeiro
Próximo artigoDesafios da área comercial no segmento educacional é tema de live da Persone Educação