Faz semanas que você passa por aquele piso que está solto do chão e não tem ânimo e nem preparo para repará-lo? Ou as paredes da sua casa estão beges de tão desbotadas? E você está vermelho de vergonha da sua ‘patroa’, pois está protelando as obras da casa? Posso dizer que seus problemas não acabaram, mas algumas dicas para resolvê-los estão no texto abaixo.
As cidades localizadas à Oeste da Capital paulista estão repletas de cursos de qualificação ligadas à construção civil, como pedreiro, pintor, instalador hidráulico, instalador elétrico, entre outros, mas se estes cursos forem de graça, então, melhor ainda.
Um bom exemplo deste tipo de oportunidade são os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura de Cotia.
“Aqui temos cursos de pedreiro azulejista, pintor de obra, elétrico e instalador hidráulico. Tudo de graça para a população”, declara Renato Micali, 52, coordenador e professor do Senai, com 25 anos de experiência na área de construção civil.
De acordo com Renato, o perfil dos alunos de seus cursos são homens e mulheres, com idade superior a 30 anos, que procuram aprender um ofício, seja para ocupar as horas vagas e reformar a própria casa, seja para conquistar um novo ofício em sua vida.
“Já formamos um aluno com 80 anos de idade. Isso não constrói só paredes, também constrói autoestima”, declara o coordenador.
Os cursos tem duração de dois meses, e opção para realiza-los em duas turmas: das 8h às 12h e das 18 às 22h, de segunda a sexta-feira.
Bimestralmente os cursos oferecidos pelo Senai formam cerca de 170 pessoas.
“Muitas pessoas iniciam o curso com a pretensão de fazer reformas e construções em seus domicílios, mas tem tanto excito durante as aulas e desenvolvem um trabalho tão bom em suas residências que terminam ou adotando o ofício como uma forma de aumentar suas renda, ou fazem desse trabalho a principal profissão”, diz Renato.
Para se inscrever nos cursos é necessário comparecer ao Senai com RG e CPF originais e uma conta de luz ou telefone (algo que comprove residência fixa).
Para obter mais informações sobre estes cursos, ligue para (11) 4614-3084.
Outra opção na região são os cursos gratuitos que desvendam a aplicação de rejuntes e argamassas, que acontecem no próximo dia 25 de agosto, e dicas de como aplicar impermeabilizantes e acabar com as goteiras da sua residência, que acontecem no dia 1º de setembro, no C&C de Osasco, localizado na avenida dos Autonomistas, 1828 – Vila Yara.
Para se inscrever, é só acessar o site http://www.cec.com.br/cursos-gratis.
No mesmo endereço digital da C&C, você ainda encontrar o curso Tratamento de Piscinas, oferecido pela empresa HTH, no Shopping Tamboré, localizado na Avenida Piracema, 669.
A Prefeitura de Barueri também tem alguns cursos de qualificação, porém por enquanto, são voltados apenas para munícipes sem ocupação atual.
“Para moradores de Barueri que estão fora do mercado de trabalho temos dois pragramas: o Barueri Emprega, que na área da construção civil disponibiliza cursos com duração de seis para formar pedreiros e eletricistas, e o Barueri Qualifica, que reduz a grade curricular para dois meses”, declara Célio Brito, coordenador técnico de Planejamento.
De acordo com Brito, a partir do início da próximo ano o município terá Cursos Livre Dinâmicos, que terá a grade curricular já existente, mas aberto para o público em geral.
Para saber mais sobre os programas de qualificação profissional de Barueri, é só ligar para o telefone (11) 4199-1333.
Na Internet
Agora se você não quer nem sair de casa para fazer alguns cursos de construção e reforma, abaixo vão algumas ótimas dicas de sites:
Este endereço digital tem dicas incríveis para reformas e decorar a casa. Tem até um vídeo muito bacana com Marcelo Darghan, sobre renovar o estofado de poltronas.
http://casa.abril.com.br/topicos/faca-voce-mesmo/
Esta página tem diversas imagens que vai fazer você pensar “porque eu não pensei nisso antes. Com certeza, o destaque vai para as latas porta-cachecol.
http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/09/decoracao-faca-voce-mesma-o-voce-pode-fazer/
De tão completo no gênero ‘faça você mesmo’, este site tem até um projeto de Instalação de calhas pluviais. Mas a página “como fazer cimento queimado” é Hors-concours.
Quer deixar os móveis da casa com uma ar envelhecido, porém muito bonito? Neste outro vídeo de Marcelo Darghan, o artesão ensina a fazer pátina utilizando uma escova de lavar roupas.
http://www.youtube.com/watch?v=H6p3gs-qkVo
O cano quebrou quando você fazia um furo na parede para colocar um quadro? Então sua aula para reparar o problema esta neste vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=wF5nOJAWofo
Vai assentar cerâmicas ou pisos? Mais prático impossível. Pelo menos é o que o vido mostra
http://www.youtube.com/watch?v=Ly1sjvq6oQg&feature=related
Agora, se depois disso tudo você não ficou satisfeito com nada que fez em sua casa, abaixo consta um vídeo prático de como demoli-la.
http://www.youtube.com/watch?v=2nK3BUuZn3s












