Exposição “Entrenós” traz trabalhos de artistas granjeiras

Para nossa capa de maio, trouxemos moradoras da Granja Viana que escolheram a fusão entre a vida e a arte. Em seus ateliês, Catharina Suleiman, Milenna Saraiva e Patricia Furlong experimentam novas tendências, libertam seus chamados, definem seus estilos, estudam e executam suas obras. E agora, as três farão parte de uma exposição coletiva que surgiu desse encontro.

Entrenós vai expor um pedaço de cada artista no espaço branco em meio a paisagem e muita luz natural e tem curadoria da galerista Solange Viana, que também foi
capa nesta mesma edição. Serão apresentadas obras íntimas e inéditas, em que cada uma irá mostrar um pouco do que está produzindo influenciada pela Mata Atlântica do entorno.

Catharina Suleiman, através da sua observação diária, irá apresentar uma série de fotografias, esculturas, tramas e poesias forjadas em material natural da nossa mata. Já Milenna Saraiva, apresenta uma nova produção baseada em uma potente assinatura cromática, que transbordam das telas para as paredes, produzidas especialmente para a ocasião. Nesta série intitulada “Nova”, o vocabulário de formas e gestos da artista partem de uma pesquisa que se debruça há anos sobre as questões de gênero, utilizando a natureza como fio condutor e inspiração.

Para Patrícia Furlong com seus dípticos, Grisaille e Terra, pinturas em acrílico que foram inspiradas em fotos tiradas no jardim onde se situa o ateliê da artista. “O jardim é exuberante, verde. Mas as pinturas remetem a um outro tempo, um tempo futuro? Grisaille é a natureza gelada, estanque, silenciosa. Terra é movimento de solo, ruidosa, movediça”, diz Furlong.

“A Granja Viana é um lugar privilegiado. Por estar próximo a São Paulo e por possuir uma mata atlântica exuberante, muitos artistas se refugiam por aqui. Cada um que chega, sente o impacto causado pela atmosfera local, e isso reflete plenamente no resultado do seu trabalho, na sua obra. E é um pouco disso que o público irá encontrar na exposição”, explica a curadora Solange.

Não por acaso, a mostra abre celebrando a primavera, enaltecendo ainda mais a nossa região, e segue até novembro.

SERVIÇO
ENTRENÓS – EXPOSIÇÃO COLETIVA
Catharina Suleiman, Milenna Saraiva e Patricia Furlong
Abertura: 30 de setembro, sábado, das 16h às 20h, para convidados
Visitação: de 2 a 30 de outubro de 2023
Gratuito, mas visitas somente com hora marcada
Mais informações: Solange Viana – (11) 99912.1219 (WhatsApp)
Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana – Rua São João, 246 – Granja Viana

Artigo anteriorCotia abre inscrições para seminário voltado a cuidadores de idosos
Próximo artigoListagem para ajudar na escolha da melhor escola